• Isabel Machado Farias

GORRO DE CROCHÊ


Gorro masculino com fio Amiga, da Círculo.

O tamanho do gorro depende da espessura do fio, do número da agulha, da quantidade de pontos na primeira carreira e de como os aumentos serão executados. Na maioria das vezes, utilizei agulhas de 5mm, iniciei o trabalho com 10 ou 12 pontos pontos altos e fui fazendo os aumentos por carreiras, até chegar aos 60 pontos – para um gorro feminino – e entre 65 e 70 pontos para um masculino. Para um gorro infantil, comece com menos pontos (6 ou 7) e, consequentemente, aumente menos vezes também.



Material


Agulha de crochê de 6mm

Tesourinha de ponta

Retrô, da Círculo nº 2625




Execução


1ª carr.: iniciar com 3 correntinhas, sendo que a primeira funcionará como base para fazer os outros pontos da carr. e as 2 corr. seguintes serão o primeiro ponto alto.


2ª carr.: suba 2 corr. e faça 1 pa no mesmo espaço em que finalizou a carr. anterior com um p. baixíssimo. Faça 2 pa em cima de cada pa da carr. anterior, totalizando 20 pa.


As cores no gráfico são para facilitar a visualização das carreiras, mas também servem para fazer um gorro com listras, então troque de cor quando fizer o ponto baixíssimo que termina cada carreira.



3ª carr.: suba 2 corr. e faça 2 pa no mesmo espaço em que finalizou a carr. anterior com um p. baixíssimo . Faça 1 pa no próximo espaço e 2 pa no seguinte, e siga assim até o fim da carreira * 1 pa + 2pa no mesmo espaço*, totalizando 30 pontos nessa carreira. Caminhe com 2 p baixíssimo até o pa da carr. anterior, para subir as 2 corr. da próxima carreira (assim, as emendas ficam menos visíveis).


4ª carr.: suba 2 corr. e faça 1 pa no mesmo pa em que finalizou a carr. anterior com um p. baixíssimo . Faça 2 pa no próximo espaço. Depois, siga dessa forma: * 1 pa + 1 pa + 2pa no mesmo espaço*, finalizando com 40 pontos Caminhe com 2 p baixíssimo até o pa da carr. anterior, para subir as 2 corr. da próxima carreira.



5ª carr.: suba 2 corr. e faça 1 pa no mesmo espaço em que finalizou a carr. anterior com um p. baixíssimo . Faça 1 pa no próximo espaço e 2 pa no espaço seguinte. Depois, siga dessa forma: * 1 pa + 1 pa + 1 pa + 2pa no mesmo espaço *, finalizando com 50 pontos. Caminhe com 2 p baixíssimo até o pa da carr. anterior, para subir as 2 corr. da próxima carreira.


6ª carr.: suba 2 corr. e faça 1 pa no mesmo espaço em que finalizou a carr. anterior com um p. baixíssimo . Faça 1 pa em cada ponto seguinte, sem aumentos nessa carreira, terminando com os mesmos 50 pontos e caminhando com 2 pbx até o pa da carr. anterior, para subir as 2 corr. da próxima carreira.

7ª carr.: Os aumentos que não foram feitos na carreira anterior são feitos agora, portanto, suba 2 corr. e faça 1 pa no mesmo espaço em que finalizou a carr. anterior com um p. baixíssimo. Em seguida, faça 1 pa em cada um dos 2 espaços seguintes + 2 pa juntos no mesmo espaço. Continue efetuando aumentos nessa carreira, sendo * 4 pa em cada espaço + 2 pa no mesmo espaço*, conforme diagrama abaixo. Finalize com o pbx até chegar no primeiro pa dessa carreira.



8ª carr.: A partir dessa carreira você pode continuar seguindo os pontos, começando as carreiras com 2 corr + 1pa no mesmo espaço e continuar fazendo 1 pa em cima de cada espaço da carreira anterior. Mas, se quiser fazer um gorro maior, mais frouxinho, siga o gráfico abaixo para efetuar os aumentos (sendo *11 pa em cada espaço + 2 pa juntos num único espaço*)


9ª até 16º carr: Continuar seguindo os pontos, começando as carreiras com 2 corr + 1pa no mesmo espaço e continuar fazendo 1 pa em cima de cada espaço da carreira anterior. Para um gorro maior, mais caidinho estilo "slouchy", pode fazer mais algumas carreiras antes da barra.



Acabamento


A barra é feita com pontos altos em relevo, passando a agulha por trás do pa da carr. anterior e outro passando a agulha pela frente. Como o trabalho é circular, o relevo deve ser seguido sempre começando as carreiras com pa pegando por trás e terminando com pa pegando pela frente, conforme gráfico abaixo. Se estiver meio frouxo, tente fazer a barra com uma agulha menor ou diminua os pontos antes de começar a barra.

Tutorial para fazer ponto alto em relevo:

A quantidade de carreiras para formar a barra depende do tamanho desejado. Eu costumo fazer 5 ou 6 carr, mas se quiser um gorrinho que dobre na barra, faça mais carreiras de pontos altos (sem aumentos) antes de iniciar a barra. Finalize com um ponto baixíssimo, arremate e esconda o fiozinho que sobrar.

34 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© PontoArroz 2020