• Isabel Machado Farias

Colete/Kimono com Quadradinhos


Peça quentinha e bem colorida, feita toda em crochê, com 36 quadradinhos + acabamentos. De casaco, acabou virando um colete (ou kimono), para deixar os braços mais livres.

Materiais:


• 2 agulhas para crochê de metal Círculo, 6 mm para as partes coloridas e 5 mm na parte cinza (para juntar os quadrados, acabamento e cinto);

• 10 novelos de 40g de lã Mollet, da Círculo sendo 2 de cada cor: Branco (10), Canário (1245), Brasa (4817), Pacífico (530) e Militar (447). Usei cerca de 60g, então quando terminei, sobraram 2/3 de cada cor;

4 novelos de 100g de lã Amiga, também da Círculo.


Instruções:


1ª carr.: Os quadradinhos começam de dentro pra fora. Iniciar com 3 correntinhas, sendo que, 2 delas, já formarão o 1º ponto alto (pa). Em seguida, fazer 1 pa na primeira corr. – que vai servir de base para fazer mais 10 pa, totalizando 12. Arremate com um ponto baixíssimo (pbx) na 2ª corr. do início da carr.

2ª carr.: subir mais 3 corr., mas entre os pontos altos da carreira anterior. Aqui, intercale 1 ponto alto com 1 correntinha. Ao finalizar a carreira, arremate outra cor de lã.



3ª carr.: com uma nova cor, ir com pontos baixíssimos até o primeiro intervalo entre os pontos altos, no buraco formado pela correntinha. Subir 1 corr. e fazer mais 2 pa juntos. Continue a carr. fazendo *2 corr. + 3 pa juntos*, sempre nos intervalos formados pelas corr. da carr. anterior, finalizando com 2 corr. e arrematando com os 2 pa juntos do início da carr.


4ª carr.: troque novamente de cor e pule para o próximo espaço criado entre um "gominho" e outro da carreira anterior. Subir 2 corr. e fazer 2 pa + 2 corr. + 3 pa no mesmo espaço, formando o 1º dos 4 cantos do quadrado. Seguir fazendo 3 pa nos intervalos da carreira anterior, atentando para os cantos, conforme diagrama abaixo.

5ª e última carr.: troque novamente de cor e pule para o próximo espaço criado entre um "gominho" e outro da carreira anterior. Subir 2 corr. e fazer 2 pa + 2 corr. + 3 pa no mesmo espaço, formando o 1º dos 4 cantos do quadrado. Seguir fazendo 3 pa nos intervalos da carreira anterior, atentando para os cantos (veja no gráfico abaixo). Reserve o primeiro quadrado e comece a juntá-los com um ponto baixíssimo a partir do segundo quadrado, conforme o desenho.



Para unir os quadrados e formar a peça, junte-as conforme o esquema abaixo:

Aqui, os gráficos do quadrado completo e do meio quadrado (são 2 na parte da frente).


Acabamento: depois de juntá-los, faça uma barra acompanhando a parte vermelha do desenho abaixo, conforme os gráficos:


Continue intercalando 1 ponto alto em relevo pegando por trás (pa pt) e 1 ponto alto em relevo pegando pela frente (pa pf), apenas nas partes destacadas em verde do desenho abaixo. Faça 4 carr. na frente e 2 carr. nas mangas, lembrando de acompanhar o relevo.


Detalhe dos pontos:


Tutorial para fazer ponto alto em relevo:



Para usar a peça como kimono, faça uma faixa com pontos altos com 1,20 m.



0 visualização
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© PontoArroz 2020